Tudo bem, concordo, minha lista de "coisas a fazer" (TO DO LIST), está muito grande para um novo projeto.
De qualquer forma estou decidido a construir um bicicleta de bambu. No momento estou realizando reflexões teóricas sobre o assunto (materiais, tensões, geometria, peças necessárias) as quais pretendo algum dia postar nesse blog.
Por enquanto o que eu tenho para compartilhar são imagens de bicicletas para servir de inspiração para futuros construtores.
Antes de começar, só para esclarecer as palavras que eu uso ao me referir a algumas peças. Geralmente eu chamo de estrutura, o que nós brasileiros em geral chamamos de quadro. Não gosto muito de utilizar a palavra quadro, por que passa a idéia de algo sem compromisso estrutural, além de se confundir com aquele que a gente pendura na parede, ou algo quadrado. Também, quando eu digo "cachimbo", me refiro a peça que conecta os tubos. Outras denominações em português para "lug" as quais já ouvi são, "mangas", "olhais de montagem" e "luvas".
Cachimbos utilizados para conexões entre os tubos
Entre as concepções de estrutura estão basicamente duas. A primeira consiste em enrolar uma fibra de reforço combinada com alguma resina, geralmente epoxi, entre os tubos. A segunda se baseia em usar cachimbos (Lugged Frame) como elos entre tubos, assim como nos primórdios das bicicletas com tubos de metal.
Começando pela minha preferida, a bicicleta do fabricante "Calfee Design" (http://www.calfeedesign.com/). Nessa bicicleta o projeto é tradicional, sem frescuras, o que me agrada muito. A idéia transmitida pelas imagens são de uma estrutura simples, confiável. O design conciso agrada tanto o meu lado engenheiro como o meu lado designer industrial.
Bicicleta de Bambu "Calfee Design" com luvas de fibra de cânhamo
A bike acima tem as luvas de fibra de cânhamo, o que complementa o espirito "materiais sustentáveis". Eu acho a idéia super legal e estou estudando usar um material bastante tupiniquim na minha: fibra de sisal. Outra opção é a luva de fibra de carbono.
Bicicleta de Bambu "Calfee Design" com reforço nos nós em fibra de carbono
Outra bike de bambu que vale a pena mencionar é a bicicleta conceitual de Ross Lovegroove. (http://www.rosslovegrove.com/). Essa impressiona pelo acabamento nas peças de alumínio. É realmente muito bonita, mas para min, o jeito como os tubos estão conectados não passam confiança necessária para o melhor momento numa bike, aquele quando você está descendo, pedalando, aquela ladeira enorme que tem no caminho de casa a 70 Km/h. Além do mais, o sistema Cardan, por mais que diferenciado parece uma solução chique e complicada demais para o problema de transmitir potência a roda traseira.
Bicicleta de bambu de Ross Lovegroove
Uma curiosidade sobre essa bike é que ela foi feita em parceria com o designer brasileiro Flavio Deslandes (http://www.flaviodeslandes.com/). A foto da Bike de Deslandes mostra que ele teve participação fundamental no projeto de Lovegroove.
Bicicleta de Bambu de Flavio Deslandes
Por fim um projeto da Blackstar (http://blackstarbikes.nl/en), um grupo de investidores Holandeses com fabricação sediada em Gana na Africa. O material usado como reforço para a resina epoxi é o sisal, e o acabamento (não sei como eles fizeram isso) é excelente. A bike tem a concepção de uma bicicleta de passeio urbano/campo, com aspecto retro denunciado pelos faróis. Conta com vários acessórios como protetor de corrente e paralamas. Os pneus, rodas e manoplas são de grifes como a Schwalbe e Brooks o que parece uma ideia desencontrada para um pais subdesenvolvido, ou, sua única pretensão comercial é exportação.
Bicicleta de Bambu do fabricante Blackstar