Moto dos sonhos !!! Se não quiser ler o post inteiro pode parar, pois "moto dos sonhos" resume a "Black Falcon" de Ian Barry. Ian comanda uma empresa norte-americana que produz motos feitas a mão, em torno de motores britânicos icônicos clássicos. A black é a terceira moto produzida por ele. As duas anteriores (Bullet, Kestrel) já eram de cair o queixo, e a black consegue ser superior. Ela foi construída em torno do motor de uma HRD Vincent Black Shadow 1952, totalmente restaurado (estava sucateado apos sucessivas tentativas de quebrar recordes de velocidade no deserto na década de 60). Confira as imagens, vale a pena!!!
A moto de qual Ian partiu já era sensacional e rara, o que aumenta ainda mais o estatus de sua obra. Muita engenharia e design estavam incorporados na black shadow original! Feita na década de 50 ela ficou por mais de 20 anos como sendo a moto mais rápida fabricada em linha. Trouxe varias inovações técnicas, por exemplo, foi uma das primeiras motos a usar o bloco do motor como parte da estrutura, o chamado "stressed frame". Era rara, visto o seu preço, cerca de 400 libras (o que dava para comprar uma casa em Birmingham - Reino Unido na época).
Os "mestres" da lendária Vincent HRD - Da esquerda para direita, Jack Williams (engenheiro), Phil Irving (lendário engenheiro de motores), Matt Wright (engenheiro), Phil Vincent (engenheiro e chefe)
Tirando a inspiração em lendas do motociclismo e o motor, a equipe de Ian Barry começou do zero. Foram 6 talentosos profissionais e 1 ano de trabalho para concluir uma única moto, algo difícil de se ver nos dias de hoje, marcados pela produção em massa.
Matéria prima da Black (acima) e esboço inicial de Barry (abaixo)
A moto foi muito badalada em seu lançamento vencendo os mais importantes concursos de design e modificação de motos nos Estados Unidos. E realmente ela é encantadora ! A atenção aos detalhes foi total, muito cromado e dourado polidos se entrelaçam com delicadeza e bom gosto. A maioria das peças foram fabricadas pela talentosa equipe, com materiais nobres, paciência e dedicação.
Pode-se tomar o cilindro como exemplo. Feito a partir de um bloco maciço de uma liga de bronze com dureza equivalente a do Aço 4130, cada um levou cerca de dois dias de usinagem em um centro de usinagem CNC de 5 eixos. Impraticável para qualquer moto comum.
A Black foi vendida em um leilão a portas fechadas para um comprador anonimo e com o preço não divulgado. Em seu seu blog Amarillis Knight (mulher e sócia de Barry), disse que ele recusou um valor superior ao da venda por ter sido ofertado por um colecionador. Nas palavras dele "Se vou gastar um ano da minha vida construindo uma moto, que vai para a garagem de alguem que nunca vai andar nela, eu estou fora". Atitude Honorável. Os responsáveis pela black seguem abaixo
Dan Kanzler - Torneiro (Machinist)
Scott Jones - Mestre fabricador (Master Fabricator)
Steven Blalock - Torneiro (budding machinist)
Troy Morris - conformador de chapas de metal (Sheet metal fabricator)
Ian Barry - Designer industrial e construtor chefe
Links
Wow!!! It's really interesting! Congratulations!
ResponderExcluirI'll share with other people, too. All the best.
thanks !!
Excluir