Nascido em 21 de abril de 1890 (122 anos atrás), George Brough é considerado por muitos como o pioneiro em ver motos como objetos de luxo e alta performace, e não mero meio de locomoção.
As "Brough Superior" eram caras e potentes para época. A marca ficou conhecidas como Rolls-Royce das motos devido ao seus critérios de fabricação. Ele usava os melhores componentes que ele encontrava e as motos eram usualmente personalizadas. Os adereços e detalhes eram escolhidos de acordo com o comprador. Todas eram testadas e entregues com certificados ao comprador. Durante os testes, se elas não ultrapassasem 100 mph, elas eram retrabalhadas até que a especificação fosse cumprida.
Fabrica da Brough Superior - Nottingham, Inglaterra
A grande maioria das motos foram fabricadas usando ou o motor Matchless 998cc Vee Twin, ou J.A.P, 976cc Vee Twin.
Motor Matchless 998cc Vee Twin
Motor J.A.P. 976cc Vee Twin
Sua obsessão por velocidade o levou a fazer motos incriveis. Existe relatos que ele chegou a 130 mph durante um evento em 1928. O recorde não foi oficializado por que ele só fez a parcial de "ida", na "volta" o motor quebrou. Detalhes a parte 130 mph é um feito e tanto para um motor OHV (over head valve).
Foram produzidas cerca de 3048 unidades entre 1919 e 1940, cessando a
produção após a fabrica ter sido
bombardeada durante a guerra.
George Brough morreu aos 79 anos em 12 de janeiro de 1970, mas ele deixou seu legado como pioneiro no motocilcismo, tendo muitos seguidores em termos de sua filosofia até os dias de hoje. Suas motos são as motos "mais colecionavéis" que se tem noticia. Em 2008 uma SS100 foi vendida por 165 500,00 libras (cerca de R$ 498 155,00)
Brough Superior SS100
Foto famosa do Lawrence da Arábia numa Brough Superior
Ilustração de um piloto numa Brough Superior - por Géo Ham
Uma frase que eu gostei do Geoge Brough, citada por ele após varios competidores copiarem suas idéias e seus métodos:
"Eles copiaram tudo que eles podiam seguir, mas eles não podiam copiar minha mente. Deixei eles suando e roubando um ano e meio para trás"
Um site muito bom sobre a historia da Brough Superior
Nenhum comentário:
Postar um comentário