domingo, 22 de abril de 2012

George Brough - Superioridade em design e engenharia de motos

Nascido em 21 de abril de 1890 (122 anos atrás), George Brough é considerado por muitos  como o  pioneiro em ver motos como objetos de luxo e alta performace, e não mero meio de locomoção. 

As "Brough Superior" eram caras e potentes para época. A marca ficou conhecidas como Rolls-Royce das motos devido ao seus critérios de fabricação. Ele usava os melhores componentes que ele encontrava e as motos eram usualmente personalizadas. Os adereços e detalhes  eram escolhidos de acordo com o comprador. Todas eram testadas e entregues com certificados ao comprador. Durante os testes, se elas não ultrapassasem 100 mph, elas eram retrabalhadas até que a especificação fosse cumprida. 


Fabrica da Brough Superior - Nottingham, Inglaterra


A grande maioria das motos foram fabricadas usando ou o motor Matchless 998cc Vee Twin, ou J.A.P, 976cc Vee Twin. 

 Motor Matchless 998cc Vee Twin
Motor J.A.P. 976cc Vee Twin

Sua obsessão por velocidade o levou a fazer motos incriveis. Existe relatos que ele chegou a 130 mph durante um evento em 1928. O recorde não foi oficializado por que ele só fez a parcial de "ida", na "volta" o motor quebrou. Detalhes a parte 130 mph é um feito e tanto para um motor OHV (over head valve).  

Foram produzidas cerca de 3048 unidades entre 1919 e 1940, cessando a produção após a fabrica ter sido bombardeada durante a guerra. 

George Brough morreu aos 79 anos em 12 de janeiro de 1970, mas ele deixou seu legado como pioneiro no motocilcismo, tendo muitos seguidores em termos de sua filosofia até os dias de hoje. Suas motos são as motos "mais colecionavéis" que se tem noticia. Em 2008 uma SS100 foi vendida por 165 500,00 libras (cerca de R$ 498 155,00)

 
Brough Superior SS100


Foto famosa do Lawrence da Arábia numa Brough Superior

 Ilustração de um piloto numa Brough Superior - por Géo Ham


Uma frase que eu gostei do Geoge Brough, citada por ele após varios competidores copiarem suas idéias e seus métodos:

"Eles copiaram tudo que eles podiam seguir, mas eles não podiam copiar minha mente. Deixei eles suando e roubando um ano e meio para trás" 

Um site muito bom sobre a historia da Brough Superior




quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Motos dos heróis japoneses

Muito divertido ver essas motos, ao mesmo tempo a admiração e a nostagia. O design parece estrambólico mas  aparentemente é a inspiração para o design contemporaneo dos fabricantes japoneses, que aliás, lideram o mercado mundial de motocicletas.

Uma frase célebre  "Todo héroi de verdade tem uma moto"


Bikan - Moto do Jiban (o policial de aço)




 moto dos VR Troopers



moto dos cybercops



Allan moto space - moto do jaspion



  Moto do metal rider



 moto do winspector







Moto dos power ranger  






Battle hooper - moto do Kamen raider

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Fazendo a mão tubos de vácuo

Mais um exemplo perfeito de aplicação da frase de Theo Jansen "as paredes entre arte e engenharia existem apenas em nossas mentes".

O video trata da confecção de tubos de vácuo de emissão termionica usados em aplicações eletrônicas. Predominantes em radios até a guerra a fria, desapareceram ao longo do tempo após o surgimento dos transistores. Ainda podem ser encontrados em amps de instrumentos musicais devido a sua sonoridade inigualável.

O construtor / artista que aparece produzindo os tubos é Claude Paillard, um construtor de rádio amador francês, que pelo visto tem muito talento, dedicação e paciência.


A música de fundo que embala o video, como se fosse feita para ele (na linguagem mecânica seria um encaixe h6, rsrsrs)  é The man I love - George Gershwin
Parte 1
Parte 2

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Técnicas rudimentares de torneamento de madeira

Pesquisando para meu "projetinho" de torno para madeira eu encontrei 2 videos que me deixaram de olhos arregalados ! incrivel !




Os videos foram gravados pelo Sr. Stuart King, que se dedica a pesquisar e documentar formas tradicionais de torneamento de madeira. Vale a pena conferir seu site.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Black Falcon - Falcon Motorcycles

Moto dos sonhos !!! Se não quiser ler o post inteiro pode parar, pois "moto dos sonhos" resume a "Black Falcon" de Ian Barry. Ian comanda uma empresa norte-americana que produz motos feitas a mão, em torno de motores britânicos icônicos clássicos. A black é a terceira moto produzida por ele. As duas anteriores (Bullet, Kestrel) já eram de cair o queixo, e a black consegue ser superior. Ela foi construída em torno do motor de uma HRD Vincent Black Shadow 1952,   totalmente restaurado (estava sucateado apos sucessivas tentativas de quebrar recordes de velocidade no deserto na década de 60). Confira as imagens, vale a pena!!!




A moto de qual Ian partiu já era sensacional e rara, o que aumenta ainda mais o estatus de sua obra. Muita engenharia e design estavam incorporados na black shadow original! Feita na década de 50 ela ficou por mais de 20 anos como sendo a moto mais rápida fabricada em linha. Trouxe varias inovações técnicas, por exemplo, foi uma das primeiras motos a usar o bloco do motor como parte da estrutura, o chamado "stressed frame". Era rara, visto o seu preço, cerca de 400 libras (o que dava para comprar uma casa em Birmingham - Reino Unido na época).

Os "mestres" da lendária Vincent HRD - Da esquerda para direita, Jack Williams (engenheiro), Phil Irving (lendário engenheiro de motores),  Matt Wright (engenheiro), Phil Vincent (engenheiro e chefe)

Tirando a inspiração em lendas do motociclismo e o motor, a equipe de Ian Barry começou do zero. Foram 6 talentosos profissionais e 1 ano de trabalho para concluir uma única moto, algo difícil de se ver nos dias de hoje, marcados pela produção em massa. 


  Matéria prima da Black (acima) e esboço inicial de Barry (abaixo)

A moto foi muito badalada em seu lançamento vencendo os mais importantes concursos de design e modificação de motos nos Estados Unidos. E realmente ela é encantadora ! A atenção aos detalhes foi total, muito cromado e dourado polidos se entrelaçam com delicadeza e bom gosto. A maioria das peças foram fabricadas pela talentosa equipe, com materiais nobres, paciência e dedicação. 

Pode-se tomar o cilindro como exemplo. Feito a partir de um bloco maciço de uma liga de bronze com dureza equivalente a do Aço 4130, cada um levou cerca de dois dias de usinagem em um centro de usinagem CNC de 5 eixos. Impraticável para qualquer moto comum.


A Black foi vendida em um leilão a portas fechadas para um comprador anonimo e com o preço não divulgado. Em seu seu blog Amarillis Knight (mulher e sócia de Barry), disse que ele recusou um valor superior ao da venda por ter sido ofertado por um colecionador. Nas palavras dele "Se vou gastar um ano da minha vida construindo uma moto, que vai para a garagem de alguem que nunca vai andar nela, eu estou fora". Atitude Honorável. Os responsáveis pela black seguem abaixo

Dan Kanzler - Torneiro (Machinist)
Scott Jones - Mestre fabricador (Master Fabricator)
Steven Blalock - Torneiro (budding machinist)
Troy Morris - conformador de chapas de metal (Sheet metal fabricator)
Ian Barry - Designer industrial e construtor chefe

Links 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Homenagem a Sori Yanagi

No dia 26 de dezembro de 2011 morreu Sori Yanagi, um dos precursores do design industrial no Japão. Sori ficou conhecido pela banqueta "buterfly"  apresentada na " XI triennale of milan" em 1957 (exposição italiana trienal de design. Ele foi responsável pelo design de muitos utensílios de cozinha contemporâneos. Até hoje seus objetos são sinonimo de estatus para o proprietário. 
Um pouco da ideía de sori pode ser expressa por suas próprias palavras (tradução minha).

"Coisas que são fáceis de usar sobrevivem, independente do que está na moda, e as pessoas querem usá-las para sempre. Entretanto se as coisas são criadas apenas para uma moda e não para um propósito, as pessoas logo ficam entediadas e as jogam fora. O problema fundamental é que muitos produtos são criados para serem vendidos, não usados" 


 Pote de shoyu, 1950
 Banqueta Buterfly, 1957

 Chaleira - decáda de 60







 
Tocha da olimpiadas de inverno, 1972 

Sori Yanagi

sábado, 7 de janeiro de 2012

Dirk Vander Kooij

Eu sou tremendamente apaixonado pela engenharia e pelo design, por que todos os dias coisas fantásticas, e modo de faze-los igualmente fantásticos surgem. E eu quero participar desse mundo! Eu quero contribuir com isso!
Dirk Vander Kooij já está contribuindo, ao introduzir um processo tão magnífico quanto seu produto. Um robô CNC distribui polímero fundido a partir de geladeiras, lavadoras, computadores usados dando forma ao objeto. O processo chamado por ele de "endless" (sem fim), produziu até agora mesas e cadeiras estilizadas.




Cadeira "endless rocking chair"

Mesa "endless saloon table"

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Tributo a Syd Mead

Numca me canso de admirar a arte de Syd Mead, não somente pela atmosfera noir e cyberpunk que elas aspiram e me fascina, mas por tudo. É incrivel. Assistindo o documentário sobre Syd, achei o comentário de Rychard Taylor (supervisor de efeitos do filme Tron) muito adequado, segundo ele "a expressão que uso frequentemente, que eu diria que se encaixa perfeitamente aos designs e ilustrações de Syd, é que elas te lembram coisas que você numca viu antes".


Tributo a Syd Mead
Syd Mead, designer futurista
Suas idéias deram luz aos cenários e objetos dos filmes Blade Runner (1982), Tron (1982) entre outros
Influenciou muitos designs e designers contemporâneos
Créditos:
Desenhos e Ilustrações: Syd Mead
Música: Les elefants - Gui Boratto



Trecho de um interresante documentário sobre Syd Mead